ESCOLA BIOCLIMÁTICA SEEH
programa
conceituação & projeto arquitetônico
info
disciplina: arquitetura

tipologia: educação

data: 2012

local: Creta/Grécia

area: 6.197,00 m²

equipe

Alexandre R. Prass

Filipe S. Santos

Pedro C. Felix

extras
imagens: ARPstudio
sobre | about

Projeto desenvolvido para o Concurso Internacional de Arquitetura – Innovative Bioclimatic European School, em Creta – Grécia.

O tema educacional e multicultural é trabalhado em uma única edificação, a qual passa a abrigar os programas relacionados ao jardim de infância, 1º e 2º graus, serviços e infraestrutura.​

Ao unificar as funções abaixo de uma grande cobertura periférica, os diferentes espaços criados proporcionam interessantes momentos de lazer e encontro para os estudantes, ao mesmo tempo em que re-constituem características da  arquitetura clássica, como o grande espaço de convívio, a galeria, a colunata e as escadarias.

A inovação e a sustentabilidade se fazem presentes no uso de materiais e tecnologias contemporâneas, na excelente ventilação, iluminação e no aproveitamento das características do sítio.

CONTEXTO:

Tendo em vista as grandes mudanças climáticas de nosso planeta nos últimos anos, é obrigação dos arquitetos buscar uma arquitetura cada vez mais sustentável. Aprendendo com o passado, onde a arquitetura respeitava o meio ambiente e aliando-se as novas tecnologias do presente e do futuro, é possível fazer isto. Porém, ao mesmo tempo, a arquitetura deve ser funcional, contextualizada com o lugar e exprimir beleza, emocionar as pessoas. Só assim, poderemos fazer com que a verdadeira arquitetura evolua.

FUNÇÃO E FORMA:

Diante do desafio de criar um complexo escolar para estudantes de diferentes culturas, a necessidade de um rico espaço comum de interação entre os alunos é primordial. Como na Ágora, antigo local de expressão da coletividade dos povos que habitaram a Grécia, o grande espaço central do complexo visa provocar a interação entre os alunos reforçando o caráter multicultural do complexo. A forma geométrica definida e rodeada por colunatas remete a arquitetura grega.

A planta se organiza ao redor deste grande espaço central, o qual proporciona flexibilidade de uso, permitindo integrar com facilidade halls e lugares adjacentes. Externamente, os prédios conformam a periferia do terreno. Com largura esguia, os prédios estendem-se de Leste a Oeste aproveitando ao máximo as fachadas Sul e Norte. Assim, é possível controlar de forma adequada tanto iluminação como ventilação nos principais ambientes.

Com o intuito de reduzir o impacto do edifício sobreo o lugar a topografia do terreno praticamente não foi alterada. O prédio se adapta ao terreno uma vez que a escola secundaria, de maior altura, está implantada na parte mais baixa do terreno. Assim, o alinhamento superior das edificações possibilitou a inserção de uma grande e única cobertura plana que protege ao mesmo tempo os prédios e os espaços cobertos, propiciando unidade harmonia ao conjunto arquitetônico.

O complexo possui duas entradas juntas da estrada principal, a principal e a secundaria. A principal, localizada no centro do terreno, serve como acesso das três escolas, primaria, secundaria e jardim. A entrada secundaria, localizada mais a norte em relação a entrada principal, encontra-se em outra cota de nível e possibilita acesso a administração geral, ao pátio central e a o estacionamento coberto destinado aos funcionários e professores.

KINDERGARTEN: O prédio das crianças foi localizado junto a estrada principal facilitando o acesso das mesmas. Seu acesso se da pelo átrio principal. O playground é independente do resto das áreas de lazer de forma a facilitar o controle dos alunos pelos professores.

PRIMARY SCHOOL: Na escola primária o acesso também acontece pelo átrio principal e o prédio possue dois pavimentos. As salas de aula e a biblioteca foram colocadas no pavimento superior de forma a aproveitar ao máximo a fachada Sul. A biblioteca está junto a dois terraços que ampliam visualmente sua área e proporcionam lugares externos com sombreamento para leitura. Praticamente todas as salas de aula possuem ventilação cruzada. No pavimento térreo, hall multiuso, teatro, refeitório e sheltered area tem comunicação com o espaço central de lazer. A administração fica toda voltada para a fachada Sul, propiciando excelente iluminação.

SECONDARY SCHOOL: Assim como no kindergarten e na escola primária, o acesso a escola secundaria também ocorre pelo átrio principal. A escola divide-se em 3 pavimentos. No nível intermediário encontram-se o átrio de entrada, a administração e parte das salas de aula. No nível inferior, encontran-se o Hall multiuso, teatro, Staff room e sheltered area. No nível superior encontram-se o restante das salas de aula e a biblioteca.

ADMINISTRAÇÃO: O acesso a administração acontece pela entrada secundária, a qual encontra-se no nível -2. O prédio encontra-se no centro do conjunto e volta-se para o espaço aberto interior, facilitando o controle do complexo.

O Paisagismo do complexo procura evitar o deslocamento de terra excessivo de modo a reduzir o impacto do edifício sobre o lugar. Uma rampa possibilita acesso as quadras poliesportivas as quais encontram-se em diferente níveis. O relevo do terreno foi utilizado para criar arquibancadas que se fundem com o terreno e possibilitam a interação com o espaço de jogos. Nas quadras situadas nas partes mais acidentadas foram criados muros de arrimo em pedra local que servem como delimitadores das mesmas dispensando o uso de cercas.

ESTRUCTURE, MATERIALS AND FINISHES:

 A estrutura do edifício é composta de um esqueleto de aço revestido de madeira sobre uma base de pedra. A escolha dos materiais é resultado do compromisso entre a capacidade de reciclagem, a energia empregada, a manutenção e a disponibilidade.

ENERGY AND COMFORT:

O sistema ativo de climatização proposto combina refrigeração adiabática, energia solar térmica, piso radiante e ventilação por deslocamento. Este sistema, além de economia, proporciona baixo ruído e ótima qualidade do ar, pois sempre introduz ar fresco no ambiente.