ABRIGO AMB
programa
desenvolvimento de produto, design & DG
info
disciplina: design de produto
tipologia: mobiliário urbano
data: 2013
local: Porto Alegre/RS
equipe
Alexandre R. Prass
Filipe S. Santos
Pedro C. Felix
extras
imagens: ARPstudio
sobre | about
Abrigo EXT
A proposta defende as formas sóbrias e de fácil leitura pelo usuário onde os traços compositivos contemporâneos repropõem o serviço público, oferecendo qualidade estética, segurança, acessibilidade e conforto. Baseado em exemplares já executados e em manuais para projetos deste tipo no Brasil e no mundo, acreditamos que a proposta se destaca pelos seguintes aspectos:
A COMPOSIÇÃO FORMAL
A estrutura compositiva do abrigo distingue-se um pouco das propostas corriqueiras, principalmente pela fragmentação dos serviços. Esta decisão tem reflexos bastante positivos quando analisamos os ganhos espaciais e funcionais da proposta. Ao invés de termos o abrigo compacto, com todos os serviços aglutinados, propusemos uma série de componentes que devidamente implantados configuram um ambiente de estar para a espera do transporte público, valorizando o investimento e o bem estar dos usuários. Ao optarmos por um projeto com os lados abertos a fim de facilitar a circulação de usuários ao seu redor, possibilitamos a fácil visualização dos ônibus que estão se aproximando.
O corpo do abrigo, facilmente associado a um “L” invertido, é formado por perfis de aço e vidros de segurança tematicamente adesivados, configurando o plano de fundo para os demais elementos do conjunto.
O banco, especialmente desenhado para este projeto, alonga-se para fora do invólucro do abrigo ampliando a área de estar dos usuários ao mesmo tempo em que fortalece o caráter horizontal desejado para a proposta.
O MUPI, também de fundamental importância no conjunto, está localizado afastado do corpo do abrigo por dois principais motivos: para aumentar e valorizar o campo de visão do espaço publicitário e, para criar um espaço de estar protegido junto à estrutura do abrigo, ampliando a sensação de acolhimento do usuário quando este se encontra entre este elemento e os demais.
Por fim a sinalização – hora junto ao corpo do abrigo, hora distante no formato de placas – possibilita rápida e eficiente percepção das informações, tão necessárias à população e aos turistas.
A materialidade proposta para o abrigo e para a família de mobiliários busca apresentar baixa e fácil manutenção, qualidade estética contemporânea e segurança aos usuários. Foram utilizados materiais modernos e resistentes a intempéries, tais como o vidro, o aço, os polímeros e a madeira ecologicamente tratada, os quais possibilitam altos padrões de acabamentos. Além disso, a escolha dos materiais está diretamente vinculada à busca pelo emprego de soluções ecologicamente corretas, pela viabilidade econômica e pela disponibilidade de tecnologia para sua manipulação.
FUNCIONALIDADE, SEGURANÇA E CONFORTO
Os estudos realizados apontaram que estes itens estão intimamente relacionados. O abrigo, para funcionar de maneira adequada, deve oferecer segurança e conforto aos usuários. Com isso, nossa proposta explora não somente à função de abrigo, intrínseca a esta tipologia de mobiliário, mas também o cenário ideal para que todas as funções possam ser devidamente oferecidas.
- ILUMINAÇÃO = SEGURANÇA: O abrigo está equipado com sistema de iluminação LED (light-emitting diode), o qual apresenta baixíssimo consumo de energia elétrica e contribui para o caráter contemporâneo da proposta. É um componente indispensável no abrigo uma vez que garante maior segurança para os usuários, além de facilitar a visualização dos passageiros por parte dos motoristas.
- BANCO + PROTEÇÃO = CONFORTO: A proteção contra chuvas, ventos e intempéries, aliada ao espaçoso banco possibilita conforto ao usuário. Isto se torna interessante na medida em que desejamos incentivar o uso dos sistemas de transportes públicos. Um local confortável e seguro para aguardar o ônibus é motivador e essencial para pessoas idosas ou que dependem deste para o trabalho.
- SINALIZAÇÃO E SERVIÇOS = FACILIDADE: O posicionamento e o padrão da sinalização de trânsito são específicos de cada prefeitura, porém, nós trabalhamos com o ideal. Foram pré-determinados três tipos de informações sobre os serviços de transporte público em cada abrigo: um painel informativo contendo o mapa com informações sobre os itinerários dos ônibus; uma placa localizada em frente ao abrigo, contendo as linhas que passam naquele ponto, o nome do logradouro, bairro, CEP, telefones úteis aos cidadãos, etc., e um painel LED com as informações sobre quais as linhas de ônibus que irão passar pelo abrigo naquele momento, com o tempo de espera, etc.
- ACESSIBILIDADE = CIVILIDADE: O abrigo contempla diversos mecanismos que buscam possibilitar o acesso universal ao transporte. O investimento em sinalizações táteis, sonoras e visuais, além de uma adequada instalação no passeio público será fundamental na utilização plena do equipamento.