ABRIGO POA
prêmios & publicações
Prêmio Bornancini 2022

Prêmio IAB/RS 2023

programa

desenvolvimento de produto, projeto arquitetônico & design gráfico

info
tipologia: design de produto

data: 2022

local: Porto Alegre/RS

quantidade: 1507 unidades

equipe

Alexandre R. Prass

Filipe S. Santos

Thomas W.

extras
imagens: Alexandre Prass, Thomas W.

estrutural: ENGDATA Analysis and Solution

fundações: Bemeta Engenharia

elétrico & SPDA: Bemeta Engenharia

luminotécnico: Eduardo Becker

sobre | about

Em 2022 estivemos desenolvendo junto à @eletromidia o projeto para os 1507 novos abrigos de parada de ônibus para Porto Alegre. Uma grande responsabilidade que envolveu meses de pesquisa e trabalho, resultando em uma proposta que cumpre de forma integral as exigências impostas pelo edital do processo de concessão, oferecendo um equipamento urbano alinhado às expectativas funcionais e estéticas do contexto urbano da cidade.

Abordamos a concepção do abrigo a partir de três agentes intervenientes – o usuário/cidade, a concessionária, o anunciante, cada qual com suas diferentes necessidades e pontos de valorização . A busca por uma solução que nos levasse até um produto que pudesse ser equilibrado entre essas diferentes abordagens trouxe como resultado uma série de características e peculiaridades, todas respondidas pelo projeto.

Segurança, funcionalidade, estética amigável, fácil utilização, informação, acessibilidade e durabilidade tornaram-se elementos indispensáveis ao projeto. O abrigo desenvolvido e hoje sendo instalado alinha estes condicionantes, representando alta confiabilidade, estética urbana e funcionalidade.

Tons acinzentados claros e escuros, mimetizados com a coloração das ruas e calçadas, foram escolhidos para que o equipamento fosse elemento compositivo da paisagem, mas não protagonista. A localização dos tons mais suaves na cobertura facilita a identificação do abrigo à distância, evidênciando sua presença no ambiente urbano como elemento de encontro e de funcionalidades bem definidas.

As transparências dos grandes planos de vidro nos fechamentos de fundo e laterais, em harmonia com as tonalidades discretas dos cinzas das estruturas, emolduram as paisagens e os detalhes da cidade, refletindo todas as cores e formas da Capital Gaúcha.

A cobertura do abrigo, elemento marcante na composição do equipamento, repousa sobre os apoios centrais em um arranjo leve e sutíl que privilegia a transparência e os poucos elementos estruturais. As formas curvilíneas e os acabamentos alinhados trasparecem a intenção de um elemento único superior, o qual proteje o usuário de intempéries ao mesmo tempo em que reflete a iluminação vinda de baixo, trazendo maior conforto ambiental e visual através da luz indireta.

Desenvolvemos o novo Abrigo POA em um conceito modular, formado por uma estrutura principal à qual podem ser facilmente acoplados diferentes elementos, otimizando sua fabricação, instalação e manutenção. A partir de um sistema simples de pilares e vigas, o modelo básico deriva-se entre: Tipos A, Tipo B e na possibilidade do arranjo em corredores de abrigos unificados em linha.

Essa estratégia, além da otimização da fabricação com a utilização de peças padronizadas e compostas por elementos disponíveis no mercado, facilita a substituição in loco de elementos danificados sem a necessidade de grandes obras ou intervenções no espaço público.

O desenho do Abrigo, de traços e soluções contemporâneas, com elementos de desenho bem definidos individualmente para fácil leitura e compreensão pelos usuários, reflete as intenções do projeto em compor um mobiliário urbano de linhas retas, leves e discretas, complementadas pelos acabamentos em arcos que o tornam amigável e mais humanizado.

Os elementos de contato e interação com o equipamento possuem desenho e acabamento suavemente curvos, evitando ângulos acentuados, privilegiando o conforto tátil e a segurança do usuário. Da mesma forma, os encaixes precisos, sem reentrãncias ou parafusos aparentes nas áreas de contato, facilitam a limpeza e a manutenção, contribuindo para maior durabilidade.

O MUPI, o painel de próxima chegada, o apoio isquiático, a conectividade USB e as opções em soluções sustentáveis podem ser facilmente configuradas a partir destas estratégias de modularidade e padronização, sem a necessidade de ajustes ou adaptações no projeto original.

Esta estratégia garante melhor usabilidade uma vez que permite a customização dos equipamentos para cada endereço. Como resultado, um equipamento perene que pode ter seus elementos otimizados ao longo do tempo para melhor atender os usuários, sem improvisos.

Para o novo Abrigo, propusemos a sinalização diretamente nos vidros e elementos de fechamento laterais, eliminando a necessidades de placas de sinalização convencionais extras e liberando maior espaço no passeio público.

Os elementos de identificação, as linhas e itinerários, foram dispostos conforme solicitações e necessidades do edital, em um arranjo harmônico que equilibra superfícies opacas e transparentes, primando pela garantia do acesso á informação e á segurança da visibilidade em todas as direções.

Para a adesivagem do painel traseiro, assim como para os cantos e formatos dos demais adesivos, adotou-se a curva e os arredondamentos como um gesto de sutil integração entre a comunicação gráfica e o expectador, suavizando arestas e aumentando a durabilidade da adesivavem.

A riqueza nos detalhes e nos encaixes; a preocupação com a modularidade e com as estratégias de montagem; a harmonia entre as cores e os grafismos; a importância da ergonomia e da funcionalidade.

O Abrigo Poa é a materialização dessas intenções em um projeto único de mobiliário urbano, desenvolvido especialmente para Porto Alegre.