CASA DACITO
prêmios & publicações
programa
desenvolvimento de produto, projeto arquitetônico, arquitetura de interiores, projeto legal e design gráfico
info
disciplina: arquitetura
tipologia: residencial
data: 2021
local: Flores da Cunha/RS
area: 358,00m²
equipe
Alexandre R. Prass
Filipe S. Santos
extras
imagens: naE & kadstudio
sobre | about
Localizada em um dos locais mais bonitos de Flores da Cunha, a casa é rodeada por lindas paisagens da Serra, com natureza exuberante e formações rochosas singulares.
A Casa Dacito explora as características ímpares da paisagem local. Resultado de uma análise criteriosa das condicionantes ambientais – orientação solar, melhor aproveitamento das visuais, melhor aproveitamento da topografia e possibilidades de acessos, sua implantação de simples leitura contempla os diferentes potenciais do terreno, respeitando a paisagem existente e buscando a mínima interferência no relevo.
Inspirada na arquitetura vernacular da Serra Gaúcha, a proposta é consistente e de fácil leitura: um grande volume prismático em pedra que repousa sobre o solo, conectando-se à paisagem através de aberturas amplas que milimetricamente enquadram a visual do entorno.
De presença marcante, a casa em pedra e madeira destaca-se em meio à paisagem por seu volume robusto. Internamente, as generosas aberturas em todos os ambientes garantem a presença de luz natural, equilibrando de forma precisa superfícies opacas e transparentes.
Uma casa atemporal.
O prédio é estruturado em dois blocos iguais de quatro pavimentos cada, com um dos blocos voltado para a Rua João Berutti, enquanto o outro está voltado para os fundos do terreno (11×39,60m). Mesmo os apartamentos de fundos possuem ótimas visuais devido à declividade do terreno lindeiro. A circulação condominial do conjunto faz a conexão entre os blocos.
Cada bloco é formado por um apartamento no primeiro pavimento e dois apartamentos tipo duplex que ocupam o segundo e o terceiro pavimentos. Um dos apartamentos tipo duplex possui terraço no topo, o que possibilita privilegiada vista da cidade.
Como cada bloco é formado por três tipos diferentes de apartamentos, o resultado formal é uma fachada assimétrica, fazendo com que o prédio tenha a aparência de uma casa.
O fato de os apartamentos serem totalmente diferentes também propicia que famílias com diferentes necessidades habitem no mesmo local.
No pavimento térreo, estão localizadas as garagens e o hall de entrada.
Foram utilizados materiais duráveis como a madeira maciça e o tijolo à vista, os quais foram escolhidos tendo em vista a mão-de-obra local e o baixo custo de manutenção. Estes materiais também evidenciam o caráter residencial do conjunto.
Todos os apartamentos possuem ventilação cruzada e esquadrias amplas de PVC que proporcionam excelente iluminação natural.