CASA RIOLITO
prêmios & publicações
programa
desenvolvimento de produto, projeto arquitetônico, arquitetura de interiores, projeto legal e design gráfico
info
disciplina: arquitetura

tipologia: residencial

data: 2021

local: Flores da Cunha/RS

área: 316,84m²

equipe

Alexandre R. Prass

Filipe S. Santos

Diego Lopes

extras
imagens: naE & kadstudio
sobre | about

Localizada em um dos locais mais bonitos de Flores da Cunha, a casa é rodeada por lindas paisagens da Serra, com natureza exuberante e formações rochosas singulares.

A Casa Riolito explora as características ímpares da paisagem local. Resultado de uma análise criteriosa das condicionantes ambientais – orientação solar, melhor aproveitamento das visuais, melhor aproveitamento da topografia e possibilidades de acessos, sua implantação de simples leitura contempla os diferentes potenciais do terreno, respeitando a paisagem existente e buscando a mínima interferência no relevo.

A arquitetura proposta se desenvolve através de estratégias projetuais que buscam, por meio do uso de diferentes níveis e assentamentos, explorar as inúmeras maneiras de apropriação do terreno, das vistas, da permeabilidade solar e da ventilação natural. Volumetricamente, a proposta busca a fragmentação do corpo edificado através do deslocamento horizontal entre pavimentos, mantendo a integridade compositiva prismática facilmente perceptível.

Como resultado, os espaços gerados entre as reentrâncias volumétricas
distribuem-se entre espaços de estar, permanência e contemplação, sempre resguardando as características próprias e individuais de cada ambiente: o controle da luz, da ventilação, a proteção contra intempéries e garantia de privacidade.Uma casa de múltiplos mirantes.

Equilíbrio, essência e respeito à tonalidade local

Elemento marcante na fachada Oeste da residência, o pilar em pedra basalto – especialmente escolhido para o projeto, contrapõe a volumetria de linhas retas e superfícies homogêneas através do contraste com suas texturas e cores.
As paredes, de acabamento contínuo e monocromático, são rústicas e possuem
leve variação de tons, todos extraídos cuidadosamente da paleta de cores que
compõe a paisagem local. As áreas externas, com topografia praticamente inalterada, receberão tratamento paisagístico inspirado no cenário local, com uso de espécies nativas e exóticas, todas presentes na paisagem original, mescladas entre pedras e recortes no solo natural.

Os espaços internos são completamente integrados, iluminados e ventilados.
A presença da luz natural permeia os ambientes através de grandes aberturas
para a vista, mas também pelas generosas claraboias presentes na cozinha, lavabo e despensa. O emprego de materiais nobres como a madeira natural, de tonalidade quente, proporciona conforto e acolhimento. Para as áreas pintadas, a plasticidade do reboco agrega nuances de luz e sombra através do relevo sensivelmente rústico.

Acesso imponente e privativo, contrastando com a permeabilidade interna de cada ambiente.

Todas as suítes foram projetadas para terem como plano de fundo a paisagem. A suíte principal, representada na imagem abaixo, é rodeada por generosos terraços amplamente conectados ao interior através das grandes aberturas. O espaço do dormitório – que conta com closet, banheira, chuveiro, wc e lavatórios, é amplo e possibilita atividades de estar, descanso e contemplação.