ESPLANADA TKA
prêmios & publicações
programa
projeto de paisagismo, arquitetura, sinalética e identidade de marca
info
tipologia: arquitetura paisagística

data: 2023

local: Flores da Cunha/RS

área: 4300,00m²

equipe

Alexandre R. Prass

Filipe S. Santos

Thomas Weirich

Nicole Carrion

Renata Rizzon

extras
imagens: Marcelo Donadussi
sobre | about

A Esplanada TKA é um projeto de estruturação das áreas externas para a planta industrial de uma montadora de guindastes na serra gaúcha. O escopo engloba os projetos de acesso ao terreno e espaços comuns, com o desenvolvimento de uma praça junto à edificação administrativa, rampas de acesso, estacionamentos, áreas técnicas, paisagismo, identidade visual e sinalética. Um projeto onde a rocha de basalto, o concreto e o metal se misturam em composição com a vegetação e paisagem local. Cada elemento pensado com o cuidado de destacar a beleza natural dos materiais e do contexto nativo do projeto.

A ideia geral de implantação foi guiada pela intenção de otimizar o espaço do terreno acidentado, aproveitando ao máximo o potencial natural do local, de forma a intercalar espaços de estar e passagem, criando um ambiente inspirador, confortável e receptivo para quem chega no complexo fabril. O projeto se desenvolve entre o pavilhão industrial, no topo do lote, e a RS-122, na parte mais baixa do terreno. Entre estes dois pontos extremos foram criados diferentes patamares, entremeados com taludes rochosos, destacando os espaços e evidenciando a paisagem natural.

A praça principal foi disposta junto à administração da empresa, na área mais alta e nobre do terreno, com a intenção de configurar o espaço como uma esplanada e valorizar a edificação de vidro. A pavimentação em basalto serrado diferencia as áreas de estar da via de circulação de automóveis e o espelho da água enquadra a vista panorâmica da região. Muros de taipa em pedra de basalto do local, seguem o terreno criando um desenho expressivo que enquadra a paisagem, destacando a vida dos elementos naturais por entre os materiais edificados brutos. São configurados dentro do terreno acidentado diferentes patamares, entrelaçados por estares e percursos, conformando o desenho da grande base em pedra onde repousa a grande edificação industrial.

Ponto focal do projeto, o espelho d’água fica encaixado entre duas escadas de acesso do nível inferior, criando um limite entre as duas praças, tirando a necessidade de um guarda corpo e ampliando a visão da paisagem circundante. Na praça central, uma seleção de Mesas Semente compõem o espaço atuando como objetos escultóricos, ricos em detalhes, de materialidade e tonalidades nativas da região. Junto da esplanada principal entre a via de acesso e o grande talude, fica uma praça mais reservada, sob a sombra de uma grande cerejeira. O espaço é delimitado por uma mureta contínua como um grande banco linear entre os canteiros, complementado pelas Mesas Semente, linha de mobiliário também desenvolvida pelo naE. Os bancos fornecidos pela Metalco se integram com a cor da vegetação e oferecem maior conforto e aconchego com assentos de madeira e estrutura seguindo a coloração preta das placas de sinalização.

A pavimentação e sinalização do projeto é regrada dentro de elementos chave: os pisos de basalto serrado e sarrafeado são usados nas áreas mais nobres, e o bloco de concreto – mais robusto, nas vias de passagem. Os elementos de sinalética e grelhas de drenagem compartilham de uma mesma paleta de materiais, tons e formas, com a finalidade de manter o projeto conciso. A modularidade dos elementos foi pensada desde a concepção da obra, otimizando o uso dos materiais e propiciando melhor acabamento final dos componentes.

Sinalética e identidade de marca foram elementos também criados pelo naE. Compostos por totens direcionais em basalto maciço e metal, placas de identificação dos espaços em chapa metálica e aplicação da marca em letra caixa metálica, os elementos são aplicados nos muros e taludes de pedra e mantém a mesma linguagem em todos as peças – robustos, mas delicados. À noite as informações são iluminadas por pontos no piso, ou, no caso da logomarca, por iluminação embutida.