MIRANTE TIMBAÚVA
programa
conceituação, projeto arquitetônico, projeto legal, projeto executivo básico
info
disciplina: arquitetura

tipologia: lazer

data: 2015/2016

local: Canoas/RS

area: 270,00m²

equipe
Alexandre R. Prass

Filipe S. Santos

Pedro C. Felix

extras
imagens: kadstudio
sobre | about

os parâmetros e critérios de comparação estabelecidos visaram subsidiar a seleção da melhor solução dentre as alternativas estudadas, considerando os aspectos de economia, facilidades de execução, recursos disponíveis, segurança, bem como os fatores relativos ao conforto ambiental e estético necessários à esta nova área da Cidade de Canoas.
além disso, constitui premissa de projeto a conformação de espaços que contemplem os elementos necessários à realização das atividades programadas, visando sua completa adequação ao uso a que se destinam.
Inclui-se no descrito acima ainda, os valores espaciais, formais, de uso, de hierarquia funcional e de legibilidade e clareza do espaço projetado.

todas as estratégias de projeto adotadas no desenvolvimento do Mirante buscam relações com as pré-existências urbanas da Cidade de Canoas, principalmente com seu entorno. Por isso, apresentamos um breve panorama do Projeto de Urbanismo desevolvido para a área, contexto no qual ele está inserido.
O Projeto de Urbanismo aqui referenciado, está pautado em elementos do Cadastramento – levantamentos efetuados na fase de Serviços Preliminares. Esse, está delimitado pelas pré-existências urbanas tais como vias, vegetação, topografia, edificações, ambiência histórica e econômica e, além disso, tem como interface de intervenção os espaços originados com a implantação de segmento subterrâneo da Trensurb no centro de Canoas, delimitados pelas alterações efetuadas nas Avenidas Victor Barreto e Guilherme Schell, bem como suas adjacências.
Observamos que o conceito norteador foi criar espaços confortáveis e seguros para as pessoas. O trânsito foi reorganizado, foi implantado sistema cicloviário e o fluxo de pedestres potencializado através de percursos agradáveis e seguros. Com isto buscou-se criar espaços mais generosos em termos de atratividade para os usuários.
Em meio à estes novos usos originados com as modificações urbanas, o terreno conformado pela Avenidada Guilherme Shell e a Rua Vitor Kessler, local da antiga passarela, recebeu a edificação Poço de Ventilação e Saída de Emergência. Esta edificação, vinculada à implantação do Segmento Subterrâneo da Trensurb no Centro de Canoas, resume-se à uma edificação funcional com altura igual à 20,80m, implantada no centro do terreno, com área livre circundante subutilizada.
Analisando este contexto, a Bourscheid identificou a possibilidade da instalação de um Mirante no topo da edificação a fim de explorar as visuais originadas. Por estar inserido em meio à uma praça, em um ponto valorizado da cidade em frente à Estação Ferroviária Antiga, a oportunidade de valorização do espaço urbano com a inserção do Mirante surge como ferramenta central em termos de estratégia de apropriação dos novos espaços públicos por parte da população

a proposta é resultado do processo contínuo de desenvolvimento que envolveu várias fases e a interação entre a Projetista e a cliente. Na definição do partido, foi importante a contribuição da cliente, principalmente nos quesitos operacionais na organização do programa de necessidades.
O partido buscou resolver as questões elencadas nas necessidades pertinentes à este tipo de projeto e à demanda originada do Urbanismo, o qual redefine esta área da Cidade de Canoas agregando valores espaciais e organizacionais.

O Mirante, por vocação, representa necessidades especiais na abordagem projetual as quais exigem que sua volumetria e materialidade enfatizem sua presença na paisagem. O forte vínculo que terá como edificação cultural na cidade instimulou a concepção da fachada diferenciada, a qual alia características da histórica e cultura local aos preceitos da arquitetura contemporânea.

Como resultado dessa proposta, tem-se:
– Mirante integrado à praça, com acesso convidativo e vinculado ao conjunto urbano do entorno;
– expansão da área de contemplação do Mirante, através de balanços que extendem a superfície útil;
– utilização da estrutura da edificação existente para suporte à estrutura do Mirante;
– emprego de linguagem arquitetônica contemporânea, vinculada aos conceitos do Projeto de Urbanisto desenvolvido para o entorno e adequada às exigências formais deste tipo de edificação cultural;
– fachada composta por materiais resistentes e que necessitam de pouca manutenção, com temática vinculada à cultura e à história da cidade de Canoas;

Os valores espaciais presentes na proposta de Partido Arquitetônico são:
– escala adequada ao contexto urbano existente, com materialidade expressiva ao caráter da edificação;
– fácil identificação como equipamento urbano e formador de paisagem, devido à escala, materialidade e forma;
– integração com o entorno através do paisagismo e das relações urbanas;
– imagem contemporânea e funcionalidade adequada ao porte e ao caráter do projeto de Urbanismo desenvolvido para o presente e futuro da Cidade de Canoas;
– fachada composta por revestimento metálico com perfurações que permitem visibilidade e ventilação, ao mesmo tempo em que formam desenho que remete à árvore Timbaúva – elemento símbolo do município de Canoas;
⦁ Atributos Organizacionais
Os atributos organizacionais identificados na proposta de Partido Arquitetônico podem ser assim resumidos:
– acesso convidativo ao Mirante através da praça, formado por espaços amplos, com legibilidade e fácil orientação;
– elevador de acesso ao Mirante e escada de emergência;
– sanitário/vestiário para funcionários de controle de acesso;
– áreas para contemplação da paisagem no topo do Mirante, distribuídas de forma a valorizar as diferentes perspectivas da Cidade de Canoas;
– arte temática da fachada projetada para ser facilmente identificada à distância;

A implantação do Mirante busca criar relações com a Praça na qual está inserida. O paisagismo do acesso e o Hall estão dispostos de forma que todo o percurso desde a rua seja atrativo ao usuário. Devido aos condicionantes do plano diretor, ao projeto da edificação ao qual será vinculado e ao projeto de urbanismo e paisagismo da praça na qual será inserido, propusemos o térreo extremamente compacto, liberando o acesso para juntar-se ao espaço aberto da praça. Com isso, criou-se um corredor de acesso aonde foram instalados painéis temáticos iluminados. Isto cria a marcação necessária para a entrada ao mesmo tempo que enfatiza a importância do espaço no conjunto do paisagismo do entorno.
Volumetricamente, o Mirante é definido por sua: Base – corredor de acesso e Hall/Sanitário; a circulação vertical- o grande volume revestido por aço cortem perfurado que abriga a circulação vertical de acesso ao topo do Mirante; e, por fim, a plataforma do topo do Mirante.
Na medida em que o projeto trabalha com a adição em outra edificação optou-se pela utilização de formas simples e materialidade contrastante. Esta estratégia define a edificação de Ventilação da Trensurb como plano de fundo para o Mirante, o qual é o foco do público.
Uma edificação de caráter cultural depende de sua relevância para conquistar significado. Um Mirante, na região Central da cidade, é símbolo de grandes conquistas urbanas e necessita de significado. Acreditamos que a arquitetura de uma edificação como esta não pode ater-se aos aspectos funcionais e pragmáticos, mas sim à simbologia que ela pode agregar à vivência e troca de experiência dos cidadãos.
E para alcançarmos essa significância buscamos inspiração nas raízes da Cidade de Canoas. Procuramos entender suas bases e reconhecer sua história. Indissociável às suas origens, encontramos na árvore Timbaúva a simbologia necessária para lincar o passado da cidade ao seu futuro, do qual fazemos parte. Acreditamos que resgatar esta memória seja de extremo significado, ainda mais vinculando-a à novas conquistas.
Neste intuito, para o revestimento da fachada do Mirante, estamos propondo painéis numéricos de aço cortem cortados à laser. Estes painéis, ao longe, exibem a arte criada para homenagear a árvore símbolo da cidade. Ao nos aproximarmos, os furos funcionam para ventilação e transparência da fachada.
Com isto conseguimos caracterizar um ícone arquitetônico para a cidade. À noite, com iluminação cenográfica, a edificação distingue-se por sua monumentalidade.